top of page
Buscar
Foto do escritorAna Carolina Urel

Cheiro de verão

Hoje, pela primeira vez desde setembro, dormi com o ar condicionado ligado. Quando acordei, havia um cheiro diferente no quarto por causa do ar, minha mente voou para a primavera passada. Eu tive flashbacks de tantas coisas da primavera passada apenas pelo cheiro.

Desci as escadas para tomar café da manhã e as portas do quintal estavam abertas e pude sentir o ar quente entrando junto com um cheiro de um clima diferente. Mais uma vez, meu coração ficou pesado. Minha mente estava cheia de lembranças do verão passado. Pareceu um soco no peito. Foi estranho. O verão passado foi incrível. As memórias são ótimas. Não é um coração pesado de uma memória ruim, pelo contrário, eu gostaria de estar verão passado.


Eu realmente nunca entendi a ideia de muitos livros, filmes e músicas que falaram sobre o verão até que me mudei para Nova York. Lembro que não fazia sentido para mim por que as pessoas descreviam as coisas como um bom dia de verão ou por que as pessoas ficavam tão empolgadas durante o verão nos filmes. Eu sou brasileira, é verão o ano todo.

No entanto, no verão passado eu entendi. Depois de morar aqui no outono e no inverno, eu entendi. Meu primeiro inverno aqui pareceu que ia durar para sempre. Ter que me ajustar a um frio que eu nunca tinha sentido antes, não ser capaz de sair tanto de casa, usar casacos pesados. Isso não era nada como a vida que eu conheci antes. Então, quando as flores começaram a florescer e o tempo finalmente começou a mudar e esquentou. Havia essa felicidade, havia essa liberdade que os outros tipos de clima não permitem tanto.


Lembro-me de ir à praia em maio passado. Lembro-me da brisa no meu rosto e apesar de ainda estar fresco, era muito mais gostoso de estar do lado de fora. Lembro-me do verão passado, quando finalmente entendi por que o verão é algo para se esperar. Esses cheiros me lembram de tempos felizes. Quando sinto esse cheiro de verão, posso viajar de volta para lá.


Refletindo sobre meu programa de intercâmbio, eu descreveria meu primeiro ano aqui como meu planalto. Foi um ano de tirar o fôlego. Eu tive problemas, mas em comparação com tudo, os problemas pareciam um pequeno pedaço de um cenário incrível. No meu segundo ano, eu chamaria ele de dor no coração. Quando o primeiro ano mudou para o segundo e o verão se tornou outono, tudo mudou. Era hora de aprender sobre a dor de coração. As folhas da vida mudaram de cor e o tempo quente ficou frio. Deus não esta mais ou menos inclinado nos planaltos ou nas dores de coração. É apenas diferente.

Eu acho que aprendi grandes coisas em ambos. Se você me perguntar qual deles eu prefiro, é claro, eu diria o Planalto. O primeiro. No entanto, há algo na dor de coração. Há esse avanço, essa proximidade com Deus que é diferente na dor do coração. Você olha para Deus e se apega a Ele com tudo o que você tem, porque isso é tudo que você pode fazer. Eu deveria estar fazendo isso nos planaltos também. No entanto, vamos usar essa analogia. O ano passado foi meu verão e este é inverno. Eu fiz muitas descobertas durante o verão, mas apenas o inverno me permitiu ir mais fundo. É como uma árvore no inverno. Não carrega nada nos galhos. "Toda a sua forma está exposta. Pode parecer assustador, mas as árvores sabem que precisam do inverno porque este traz crescimento para o tronco e as raízes".


Outro dia, Henry me perguntou qual era a minha coisa favorita nos EUA que eu não tinha no Brasil (pessoas à parte). Eu disse a ele que eram estações. Estações são a minha coisa favorita. As estações do ano nos ensinam que uma constante na vida é a mudança. Por mais que eu desejasse que fosse verão passado novamente, não mudaria a obra de Deus no meu inverno.

Mais e mais a cada dia eu tenho aprendido como Deus está em todo lugar. Eu sei disso na minha cabeça, mas o que estou tentando dizer é que tenho aprendido a vê-lo em todos os lugares, como hoje quando acordei com aquele cheiro que me levou de volta a uma estação diferente da vida. Uma estação bonita tão bonita quanto esta. Apenas diferente. Sei que, na maioria das vezes, não sinto que esta estação seja tão bonita quanto a última, mas sei que é porque sei quem me colocou nessa temporada.

Eu nem sabia que tinha muito o que escrever sobre isso até me sentar pra escrever. Acordei com aquele cheiro de verão e as imagens apareceram na minha mente. É como entender a beleza da mudança, mesmo quando a mudança é difícil. Deus está em todas as estações. Mesmo nesta onde estamos trancados.

Espero que o verão chegue logo, mas se ele não chegar eu sei que Deus está trabalhando nessa árvore um dia de cada vez. Se tudo isso não fez sentido para você, tudo bem. Será um lembrete para mim mesma no futuro. O cheiro do verão realmente existe.


"Você é o Deus das estações E eu estou no inverno Tudo que eu sobre a colheita É que vale a pena minha paciência Então, se você não terminou de trabalhar Deus, eu não acabei de esperar Você pode ver minha promessa Mesmo no inverno Porque você é o Deus de grandeza Mesmo em uma manjedoura Por tudo o que sei das estações É que você leva o seu tempo Você poderia ter nos salvado em um segundo Em vez disso, você enviou seu filho ".*


Bem, se não estiver claro, sinto falta do verão, mas sou grata pelo inverno.


*Seasons - Hillsong United




17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Post: Blog2_Post
bottom of page