top of page
Buscar
Foto do escritorAna Carolina Urel

Cuspir para cima

Sabe aquela frase “Cuidado para não cuspir para cima e cair na sua testa?!”

Eu sempre ouvi ela. Acho que porque eu sempre fui de muitos extremos.

“Eu nunca vou fazer isso.” “Quando eu namorar.” “Eu não faria isso.” “Eu não faria aquilo.” E aí sempre alguém dava risada e dizia “Cuidado para não cuspir para cima e cair na sua testa ein.” Eu pensava comigo mesma e batia no peito para dizer, fica de boa que não vai acontecer.


Muitas vezes não via meu orgulho nessas afirmações. Eu simplesmente achava que eu conseguiria e que aqui ou ali eu não era como todo mundo.

Ultimamente, quem me conhece nem fala mais sobre cuspir para cima. A brincadeira agora é que eu estou nadando em todo o cuspe que cuspi.

E sempre olhei isso como algo ruim. Como se eu tivesse falhado.

Aí hoje estava lendo algo no Twitter e vi alguém falando sobre isso em relação a maternidade. E a mãe dizia que isso não era algo negativo. Significava que você aprendeu. Que nem sempre as coisas seguem como planejado. Que nem tudo precisa ser 8 ou 80. Que nem tudo é preto e branco. Que nem tudo precisa ser levado na maior rigidez possível.


Isso me fez refletir sobre mim mesma e os padrões altíssimos que eu tinha sobre mim. Achando que eu mesma sem a graça de Jesus conseguiria mantê-los.

Me fez refletir sobre humildade. Pois é, eu disse que nunca faria. Porém eu sou humana. Eu fiz e eu erro. Me fez olhar quanto orgulho eu tinha sobre certas coisas. Quanto eu confiei em mim mesma e pouco em Deus.


Hoje eu nado na piscina de cuspe que eu mesma criei e tudo bem. Tudo bem porque eu aprendi coisas novas, aprendi a ouvir a Deus e conselho de outras pessoas. Aprendi que muitos extremos não são bons. Aprendi que outras pessoas podem sim saber melhor que eu. Aprendi que eu posso reconhecer que eu erro ou que simplesmente eu também gosto de coisas que antes eu achava bobas.


Me lembro de quando eu era adolescente e ficava brava com as tias do acampamento que não deixavam a gente ficar acordada a noite. Eu pensava comigo mesma “Eu nunca vou ser assim” até um dia que eu não dormi a noite inteira sendo a tia do acampamento e quis morrer. Daí eu entendi que as tias estavam certas, porém eu achava que sabia tudo.


Ontem fazendo devocional li esse versículo “Sem diretrizes a nação cai; o que a salva é ter muitos conselheiros.” Provérbios‬ ‭11:14‬ que também me fez pensar muito sobre isso.

Como é fácil para gente bater no peito e dizer “Não, eu sei.” Vejo com as minhas crianças que tem a solução tão fácil, mas como não querem ouvir se frustram muitas vezes durante o dia.

Muitas e muitas vezes me vejo nelas.

Hoje quando li sobre isso decidi escrever.


Para me lembrar quando ouvir “Nossa Carol, mas não foi você que disse que nunca... (pode completar com as várias coisas que eu disse.)?” Saber ter humildade de dizer, sim fui eu que disse, mas eu estava errada. E tudo bem. Nessa mesma semana relendo meu versículo favorito aprendi sobre isso também.

Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente a você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.” 2 Coríntios‬ ‭12:9‬


Deus trabalha nas minha fraquezas então nelas me alegrarei e direi que quem fez, quem faz e quem fará é Deus. Não a minha capacidade de ser boa ou resistente. A graça, o amor e misericórdia de Deus que me ajudam e ensinam a crescer todos dias.


Quer dizer que nunca mais vou cuspir para cima? Provavelmente não. Porque ainda sou pecadora. Entretanto, oro para que Deus continue me mostrando humildade para reconhecer meus erros e dizer que eu preciso de um salvador.




26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page