top of page
Buscar
Foto do escritorAna Carolina Urel

Diário de quarentena - Semana 1

Uma das maiores lições que a quarentena que acabou de começar tem me ensinado é: Não importa quanto eu acho que tenho controle sobre as coisas, eu realmente não tenho e isso é uma coisa boa.


15/03/2020


As coisas estão ficando mais difíceis por causa do Corona Virus, sério. Eu acho que até semana passada nos estávamos em negação. Lidando como se fosse uma situação difícil, mas não tão difícil. Hoje é domingo, e eu já estou preparada para ter minhas crianças em casa sem escola, meus chefes em casa, e para não poder sair de casa durante um tempo.


Neste domingo ainda tivemos o culto na igreja, o que é uma coisa boa porque me dá a oportunidade de ver algumas pessoas antes de ficar trancada dentro de casa. Quando o culto termina eu tenho que ir para casa, mesmo sem vontade. Eu já me sinto sufocada. Eu decido que vou caminhar antes de ir para casa. Eu caminho por mais ou menos uma hora, e estou ouvindo a mesma música durante o tempo todo. A música é Highlands - Hillsong United, e estou ouvindo está música porque quero me lembrar que “No topo da montanha ou quando o coração está doendo Deus não está menos ou mais inclinado”, então “eu o louvarei no topo da montanha ou quando a montanha estiver no meu caminho”. Eu oro durante a caminhada e me lembro de algo que a Marcella me falou; ela me disse que eu ficava tão ansiosa porque não tinha realmente entregado tudo a Deus. Então eu orei a Deus, para que nesta estação eu sabia que as coisas não iriam andar do meu jeito, e que o tempo escorreria pelas minhas mãos, e que Deus me desse paz. Neste tempo que os meus planos não dariam certo, que eu visse a Deus e que Ele me desse amor pelo mundo. Que Ele me ajudasse a focar na minha missão que é mostra-lo ao mundo. Eu consigo fazer isso de dentro da minha casa. Eu posso mostrar a alegria de Deus durante a tempestade. E que no fim eu tenha dito “está aqui Deus, os sonhos e esperanças que eu tinha para o final desse ano de intercâmbio. Toma e faça o que o Senhor quiser”.

Eu chorei enquanto caminhava, mas eu estava caminhando com o meu Salvador.

Eu disse a Ele tudo o que eu estava sentindo, e como era difícil para mim deixar algumas coisas para trás. Como era difícil abrir mão do futuro que eu tanto desejava. Eu sei que as próximas semanas serão difíceis, e Deus me disse para não pensar em semanas. Em uma semana tudo mudou, e eu aposto que vai mudar ainda mais. Um dia de cada vez. Novas misericórdias todos os dias. Eu disse a Deus “Você vai na frente porque de maneira alguma eu vou conseguir fazer isso sozinha”. Eu imagino Deus sorrindo para mim e dizendo “Como você é bobinha Carol, você nunca teria que fazer sozinha. Você é a que foge, não eu”. Então no caminho de volta da minha caminhada eu decidi viver um dia de cada vez. Um dia de cada vez. Não Junho, Julho ou Agosto. Hoje.

Eu cheguei em casa e conversei com os meus chefes sobre as minhas preocupações para a quarentena. Eu acho que foi a primeira vez que fui tão sincera com eles, mas eu precisava disso. Eles disseram que me entendiam, e que estávamos todos juntos nessa.


Segunda-feira


Eu acordo e oro: “Deus me ajuda hoje. Este é um dia que o Senhor fez. Me encha com alegria. Me encha de coragem e me encha com amor. Me ajude a agir como o Senhor age. Faça-me ter alegria no trabalho mesmo quando é difícil”.


É uma rotina nova, e eu não vou dizer que não foi um dia difícil, mas definitivamente não foi tão ruim quanto eu esperava. São muitas coisas novas que eu vou ter que me acostumar, mas eu aproveitei o dia.

Eu já estava estudando o livro de Habacuque antes mesmo da quarentena, e eu pensei que ótimo momento para estudar este livro. Habacuque também passou por uma situação que Ele não entendia, ele tinha várias perguntas para Deus e ele estava esperando.

Eu comecei a pensar na situação como um todo.

O que Deus quer fazer? Por que Ele está chacoalhando o mundo todo?

É assim que eu vejo. Na verdade, eu vejo de duas maneiras. Deus está chacoalhando a todos nós. Está é uma temporada em que todos nós estamos perdendo o controle. É uma temporada triste. Uma estação em que ninguém sabe o que vai acontecer. É assustador. Deus está chacoalhando a todos nós. Que grande momento para aumentar a nossa fé! Nós temos duas escolhas, como disse no meu texto anterior, correr para Deus porque Ele é o único que pode solucionar isso, ou correr para longe em amargura.

Eu também vejo com um tempo que Deus está nos dando para focarmos no que é realmente importante.

Essa pandemia está mexendo com duas coisas que são importantes para as pessoas: dinheiro e saúde.

Ela também nos mostra que, quando nós não buscamos a Deus, não é por falta de tempo, mas sim de prioridade.

Você está em casa agora, então se você não está lendo a bíblia, não está orando, se você não está amando sua família nos momentos juntos, é uma escolha. Não é porque a vida está cheia demais. Eu sei que muitos de nós estamos trabalhando em casa, mas estar em casa abre suas escolhas.

O que você está escolhendo?


Terça-Feira


“Ei Deus, você primeiro, tá? Eu preciso da sua ajuda hoje para enfrentar tudo isso. Me ajude a ser amorosa”.


As crianças tiveram um dia difícil hoje, mas de novo não foi tão ruim quanto eu imaginei.

Hoje eu comecei a pensar que, se essa quarentena durar muito tempo, eu vou perder o resto do meu tempo aqui trancada dentro de casa.

Eu me lembro de viver hoje. Hoje, não Junho, nem Julho ou Agosto. Hoje.

Eu começo a pensar nas pessoas que estão perdendo seus empregos, perdendo sua família, cancelando casamentos, perdendo sonhos, e eu oro novamente.

Gente, eu não quero comparar situações aqui ou sofrimentos. Cada pessoa tem suas próprias dificuldades, mas pensar nos outros me faz refletir na minha própria situação. Eu penso nas coisas pelas quais eu sou grata, e também oro por isso.

Eu oro para que as pessoas busquem a Deus nesse tempo.

Eu oro para que as pessoas aprendam a descansar nesse momento em que o mundo todo tem que parar.

Eu começo a pensar como a maioria dos meus medos não fazem sentido, porque o que importava tanto na semana passada já não faz tanto sentido esta semana.

Eu não tenho controle nenhum sobre a vida, e dessa vez eu tenho conforto em saber que Deus está no controle.


Quarta-Feira


Eu acordei não me sentindo tão bem então eu oro. “Ei, Deus. O Senhor pode fazer com que esse dia seja mais fácil? Eu tô me sentindo tão cansada. Me ajude a viver este dia. Me ajude a ser amorosa”.


O dia caminha bem. Eu tive alguns intervalos hoje, e os pais me ajudaram um pouco com as crianças. Eles me deram uma boa noticia pela qual eu estava orando.

Enquanto eu continuo lendo Habacuque, eu continuo meditando durante o dia sobre como tempos difíceis são feitos para nos levar ao arrependimento. O mundo está chacoalhando, mas Deus permanece firme. Eu vejo tanto Deus em tudo isso. Ele está chamando seus filhos. Não existe momento melhor que agora para buscar o Pai.

Eu oro pelas pessoas que não estão levando isso a sério. E eu oro para que as pessoas usem o seu tempo com sabedoria.

Eu estava fazendo outro devocional e Salmos 34 realmente falou comigo.

“Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.”V.4

“Este pobre homem clamou, e o Senhor o ouviu; e o libertou de todas as suas tribulações.” V.6

Eu começo a pensar nas coisas incríveis que Deus irá fazer, porque Ele está chacoalhando todos nós.

Não me entenda mal, eu sei que a situação é triste, mas de certa maneira eu estou animada, porque eu sei que este pode ser um momento de grande avivamento. Este é o momento em que lutamos de joelhos.

Alguns de nós têm grandes batalhas dentro de casa, e Deus está no chamando para enfrentar essas batalhas agora.

Eu também penso sobre quão incrível é o que Deus vai fazer nos relacionamentos. A gente agora para pra ligar para família, que normalmente a gente não liga. A gente agora para pra realmente ouvir nossos familiares. Eu pude ver o meu sobrinho no FaceTime quase todo dia essa semana. Este é um ótimo momento para nos sentarmos e contarmos nossas bênçãos.


Quinta-Feira


“Outro dia, Deus. Me dê a sua paz e me ajude. Me encha com alegria nesta temporada difícil. Que as pessoas vejam em mim sua paz.”


Honestamente, essa semana está indo muito melhor do que eu esperava. É difícil, mas eu estou em paz. Um dia de cada vez.

A gente pediu comida chinesa para o jantar hoje, e é uma das minhas comidas favoritas aqui.

Nós conversamos sobre as coisas que somos gratos durante o jantar, e decidimos fazer uma pequena tradição familiar de terminar o dia com um pensamento positivo.

A quarentena não é fácil para ninguém, mas estamos todos juntos nessa.

O pensamento de perder tempo volta para minha mente. Meus pensamentos estão a um milhão por hora novamente.

Contudo, eu os levo a Deus. Tudo que eu sinto falta, tudo o que estou sentindo, e eu tento lembrar a mim mesma que algumas vezes Deus nos segura em uma situação dolorida para que nos curemos direito.

Um dia após o outro, hoje. Não Junho, Julho ou Agosto. Hoje.


Sexta-Feira


“Deus, é a Carol de novo. Eu preciso do Senhor hoje. Faz menos de uma semana, mas eu já estou pronta para sair correndo. Tá bom, não é para tanto. Porém, saber que não posso ir a lugar algum me faz querer ir a todos os lugares. E hoje é sexta. Normalmente este é o meu dia favorito da semana. Às sextas-feiras eu pelo menos saio e vejo pessoas que me veem como mais que só a Au Pair. Me ajude a passar por este dia Deus”.


As crianças não estavam muito afim de estudar hoje. Teve muita briga e vários gritos. E eu respirando fundo muitas vezes, e contando até 10 para ser paciente. Eles têm me dado ordens a semana inteira, enquanto eu tento ensina-los. Às vezes eu tenho que realmente lutar contra o sentimento de que eu sou só uma empregada e mais nada.

Esta é outra coisa que Deus tem falado comigo. Não importa como as outras pessoas me vejam, o que me dá valor é o meu criador. Ele me ama, e Ele está me guiando em tudo isso.

Nós também tivemos nossa célula usando o Zoom (aplicativo de ligação em grupo) na sexta à noite, e o grupo meio que me motivou a escrever. Eu pensei sobre como essa situação influencia cada pessoa em maneiras diferentes, e como Deus fala conosco em maneiras diferentes, se assim permitirmos.

Talvez as minhas batalhas não tenham nada a ver com as suas enquanto você passa por isso. Talvez você não esteja preso no trabalho com só alguns meses de sobra no seu sonho, mas você pode estar sentindo assim como eu, que está perdendo tempo e se preocupa com o futuro. Talvez você não tenha que lidar com as mesmas coisas que eu, mas eu tenho bastante certeza que Deus é a resposta para todos os seus problemas. Não importa quão diferente sua luta seja da minha.

Nós precisamos nos lembrar que esta não é uma estação para entrar em pânico. Está é uma estação para confiar. Esta é uma estação para nós como cristãos mostrarmos ao mundo onde está nossa confiança. Esta é uma estação para amar aqueles em necessidade. É uma estação para amar aqueles perto de você. É uma estação para entendermos que o caminho para sair é ser menos egoísta. Nós não estamos em casa somente por nós, estamos em casa porque isso é bom para todos. Está é uma estação para pensar além de nós.

Esta é uma fase nova para todo mundo, e como eu disse antes, eu estou animada para ver o que Deus fará em nós se nós permitirmos. É uma fase sombria, mas nós conhecemos a luz. Aproveite este tempo para mostrar a luz para aqueles que moram no escuro.


Sábado


Eu não tenho que trabalhar hoje. Ontem à noite eu senti como se meu corpo estivesse coçando de ter que ficar em casa. Eu tive dificuldade para dormir, e fiquei pensando como essa é uma situação complicada.

Quando eu estava tomando café da manhã, partes deste texto me vieram a cabeça e eu sabia que era hora de escrever. Eu vou precisar disso. Eu vou precisar de lembretes nesta estação, porque eu sei que não vai durar para sempre, mas como humanos nós muitas vezes tendemos a focar em coisas ruins.

Eu dei uma olhada nas minhas redes sociais hoje, e recebi uma notícia sobre algo que não era realmente o que eu esperava. Eu chorei e me senti impotente de novo. Eu me lembrei de orar “Ei Deus, me desculpe porque eu demorei tanto hoje. Eu preciso de ajuda para enfrentar este dia.”

Eu entendo que os meus dias podem ser bons ou maus, e todos eles pertencem ao Senhor. Quando eu peço ajuda para viver o hoje, estou me humilhando aos pés dEle, e reconhecendo quem sou, reconhecendo quem Ele é. Ele quem me dá força para passar por tudo. Dias de folga ou dias de trabalho. Eu digo a Ele que dependo dele e não de mim.

Eu não sei como você tem lidado com tudo isso, mas eu quero lembra-lo de que Deus não nos esqueceu. Ele não perdeu o controle. Ele não está surpreso com o que está acontecendo. Ele é pontual. Ele nos ama muito. Ele nos disciplina em amor. Deus está aqui. Você não está no controle, e continuar lutando para ter o controle só vai te deixar cansado. Entregar o controle para Deus nos dá liberdade e paz para viver essa temporada que Ele preparou para nós.

Eu quero terminar este texto com alguns versículos para você ter em mente.


"O nosso Deus está nos céus, e pode fazer tudo o que lhe agrada." Salmos 115:3

"Confiem nele em todos os momentos, ó povo; derramem diante dele o coração, pois ele é o nosso refúgio." Salmos 62:8


Ele está aqui e Ele está nos vendo. Faça a escolha de confiar nele.


Eu oro para que aprendemos a viver nesta situação assim como Habacuque.


"Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação.

O Senhor Soberano é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; ele me habilita a andar em lugares altos. Para o mestre de música. Para os meus instrumentos de cordas."




58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page