top of page
Buscar
Foto do escritorAna Carolina Urel

O milagre chamado Rebeca

"O nome Rebeca vem do hebraico Ribhqah, que literalmente significa "união", "ligação", "aquela que une”."


Eu nunca fiz amigos muito fácil. Eu sempre dei role com várias pessoas, mas eu nunca fiz amigos de verdade muito facilmente. Uma vez que eu fazia uma amiga eu grudava nela com a minha vida e dificilmente eu procurava por mais. E uma vez que eu tivesse um pequeno grupo de amigos eu achava uma conquista gigantesca e fazia de tudo para mante-los.

Um pouco antes de eu vir para o intercâmbio eu tinha um grupo de amigos muito legal, tanto que eu pensava que nem queria fazer o intercâmbio para não perder as conexões que eu tinha em Tupã. Porém, Deus em sua imensa graça me mostrou que era a hora de partir e que bons relacionamentos continuariam existindo mesmo se eu mudasse.


Então, quando eu finalmente decidi que iria para o intercâmbio e já sabia até para onde eu iria comecei a orar por duas coisas principais. Pedi a Deus que me desse uma igreja e uma amiga. Uma amiga só, eu não precisava de muitas. Uma que fosse ser parceira e que tivesse um relacionamento com Deus também. Uma amiga e uma igreja. Com essas duas coisas eu passaria meu ano bem.

Pouco antes do meu embarque eu tive uma reunião de pré embarque na agencia de intercâmbio, nessa reunião eu conheci a Kay que me falou de um grupo no WhatsApp de meninas que iriam embarcar no mesmo dia que eu. Até então, eu não participava de grupo nenhum porque eu não queria ler coisas do Au Pair e ficar com medo, mas desse eu quis participar.

Senão me engano, no grupo tinha mais nove meninas e conversávamos quase todos os dias no mês anterior a nossa viagem. Certo dia as meninas resolveram compartilhar as redes sociais e eu que tento planejar tudo na vida fui stalkear todo mundo para ver se achava alguma que fosse crente e pudesse ser a amiga pela qual eu estava orando.


Olhando as redes sociais de todas elas me identifiquei com uma das meninas, Rebeca, Rebeca Bacelar. Ela parecia crente nas redes sociais, parecia alguém que era dedicada a familia e a igreja. Talvez fosse ela. Pensei com esperança.


13 de Agosto de 2018


No grupo de embarque as meninas combinaram de se encontrar no aeroporto. Eu queria ficar com o meu irmão e a Thais o máximo que pudesse e quando não desse mais eu as encontraria. Eu sabia que no meu voo estariam duas meninas do grupo a Laisla e a Rebeca. Quando as encontrei, Rebeca parecia que tinha chorado bastante e a Laisla parecia inquieta no telefone. Eu estava tentando não chorar. Parecer gente grande que estava correndo atrás do sonho sem tristeza. A gente conversou um pouco, mas acho que no fundo as três estavam ansiosas e nenhuma conversa foi muito profunda.


Quando chegamos em Nova Iorque pegamos um táxi juntas e fomos conversando o caminho todo. A Laisla era mais aberta e contou bastante da vida para gente. Rebeca também contou porque tinha decidido fazer o intercambio. Ela contou sobre como trabalhou até o ultimo momento antes de embarcar e como era dedicada. Pensei que estava sentada ao lado de uma mulher de negócios que não parava.


Durante a semana de treinamento eu tentei conhecer todas as brasileiras e a gente se divertiu para caramba. Naquela primeira semana fiquei mais próxima da Laisla, mas ela ia morar em Maryland que não era muito perto de mim então ia ser meio difícil dar role com ela. A Rebeca de todo mundo do grupo de embarque era a que ia morar mais perto de mim, mas achei que ela não tinha ido muito com a minha cara.

Na real, eu também estava na espreita analisando para ver se ela era crente ou não. Em uma das conversas que as brasileiras tiveram todas juntas ela disse algo que me fez pensar que ela era muito flexível e não combinava muito comigo. Hoje eu sei que aquela resposta da Rebeca foi repleta de amor, mas a Carol daquela época não estava preparada para entender isso.


Sei lá quando depois de Agosto


Depois da semana de treinamento as meninas continuavam em contato no grupo e eu ainda não tinha feito nenhum amigo no Brooklyn. Rebeca morava em New Jersey e conseguia vir para Nova Iorque com mais facilidade e então nos combinamos de dar role juntas. A primeira vez que ela veio para Nova Iorque eu disse que buscaria ela na estação de trem porque ela estava insegura. Eu disse que iria claro, com certeza como se eu soubesse tudo. Na real, eu só tava pagando de Nova Iorquina, porque até então eu tinha uma super insegurança no metro. Inclusive quando fomos na Brooklyn Bridge me perdi.

Tentar conhecer a Rebeca no começo não foi muito fácil, nós somos e éramos muito diferentes. Rebeca não se abria muito e eu também era bem medrosa.

Entretanto, Deus tinha um plano para nós juntas.

Mesmo quando eu disse para Rebeca que ela era orgulhosa demais logo no começo e mesmo a Rebeca achando que eu pagava de crente demais.


Eu não sei direito como a gente passou de colega para amiga, para Rebeca não consigo viver sem você haha!

Porém, uma parte legal da história que agora eu posso contar é a seguinte: quando eu cheguei na minha atual igreja aqui, senti que hoje o meu atual namorado estava interessado em mim, mas eu que era toda doida e traumatizada da cabeça não sabia muito bem. Eu conversava com a Bia e comecei a contar as coisas para Rebeca.

Em um dia, conversando com a Rebeca e falando do Chris, falei que eu precisava de ajuda porque minha melhor amiga do Brasil que me ajudava com essas coisas de boys. Rebeca me perguntou posso ser sua melhor amiga dos Estados Unidos e te dar conselhos amorosos? Eu disse que ela tava contratada. Coitada da Rebeca ela não sabia no que tava se metendo quando disse isso!

Rebeca também veio até o Brooklyn para conferir se o Chris gostava de mim mesmo. Chamei ela e disse, você vem interage com a gente e me fala o que você acha dele. Rebeca que era maravilhosa veio e disse: Amiga, ela tá tão na sua!!!

Desse dia em diante, Rebeca foi a maior incentivadora desse role. E daí para frente foi só história...


Resposta da minha oração

Como coloquei acima Rebeca significa aquela que une e sem dúvida nenhuma a Rebeca faz exatamente o que o nome dela representa. Ela me contou que sempre teve muitos amigos e quanto mais eu convivia com a Rebeca eu entendia o porque. Porque nem todo mundo em volta da Rebeca se gosta, mas todo mundo com certeza gosta da Rebeca.

A Rebeca, é um doce. A Rebeca une. A Rebeca ama. A Rebeca aconselha. A Rebeca ri tão gostoso que você quer rir junto. A Rebeca ama Jesus. A Rebeca derrama graça. Ah, a Rebeca foi a resposta de Deus para minha oração e vou contar mais sobre isso. A Rebeca falha só em não se ver como nós que estamos em volta dela a vemos e como Deus a vê.

Eu quando cheguei nos EUA estava machucada e com pouca fé. Meu mundo era muito preto e branco. Extremo. Rebeca era flexível e sempre me desafiava ao contrario de tudo o que eu pensava. Rebeca me ensinou amor e graça e Rebeca tem sido minha familia nos últimos dois anos. Rebeca foi o ombro que eu mais chorei aqui nessa terra e com quem compartilhei a maioria das minhas melhores risadas.

Quando fomos para Boston em 2018 ela me contou seu testemunho de vida e como Deus a tinha curado quando criança. Eu fiquei chocada, não estava acostumada com histórias de curas reias. Com uma pessoa sentada na minha frente que foi curada pela sua fé. Eu admirei a Rebeca e sua fé naquele dia. Nós nos divertimos muito em Boston, passamos muito frio e rimos demais. Rebeca me ensinou sobre a graça de Deus e sobre a realização de sonhos. Rebeca me contou como o skyline de Nova Iorque por muito tempo tinha sido o papel de parede do computador e agora ela podia ver o skyline ao vivo. Ah, a fé da Rebeca. Que privilégio o meu fazer parte da vida dela.


Na primeira vez que eu tive um problema com o Chris a Rebeca veio de New Jersey e disse que eu podia chorar. Ela disse que sempre estaria aqui para que eu chorasse. Rebeca me ensinou sobre amor. Rebeca foi amor, graça e misericórdia de Deus sobre mim.


Quando nós fomos para Atlanta a gente quase perdeu o vôo de volta e eu estava no aeroporto já desesperada pensando como tudo daria errado. Rebeca olhou para mim e disse: Ish Carol, você não tem fé não? Descansa menina que Deus tá cuidando da gente. A fé da Rebeca, eu descansei porque a Rebeca sempre me ajudou a ter fé.

Quando infelizmente a vó da Rebeca faleceu ano passado foi um dia muito difícil. Queria muito que ela pudesse estar com a familia dela. Eu não sabia o que fazer, mas queria estar lá por ela. Naquele dia, trabalhei desatenta e dei banho em só uma das minhas crianças antes de pegar o trem para ir para New Jersey. Cheguei em New Jersey e disse que não sabia o que dizer, mas que eu ia ficar ao lado dela. Rebeca estava triste, mas confiava em Deus e tinha paz. A vida da Rebeca sempre gritou amor a Deus para mim mesmo nos momentos difíceis. No domingo quando ela veio para NYC, eu já sabia que ela queria uma foto na neve no Central Park, eu não sabia se ia never ou não naquele dia. Porém, pedi para Deus que nevasse pela Rebeca. A Rebeca precisava de neve no Central Park naquele dia. E nevou no Central Park, Deus amou tanto a Rebeca que mandou neve.

Quando a gente estava decidindo sobre a extensão um dos medos da Rebeca era ficar sem os amigos como se isso fosse possível. Rebeca sempre atrai as pessoas e eu sempre assisti de perto ela conquistar os amigos aqui com tanta facilidade tanto que no segundo ano Deus multiplicou as amizades dela. Eu olho para vida dela e vejo quanto Deus me abençoou quando eu fiz aquela oração.

Rebeca me ensinou sobre a graça nos meus profundos sofrimentos e alegrias. Em um dos momentos mais difíceis que tive no intercambio eu corri para New Jersey e chorei. Chorei. Liguei para ela e chorei. Rebeca sempre me deixou chorar. Rebeca sempre acreditou por mim que ia dar tudo certo, mesmo quando todas as vezes eu achei que não ia dar.


A Rebeca ama a Deus e a vida dela toda grita isso. Por que eu contei parte dessas histórias? Elas são pequenas partes dos infinitos momentos incríveis que eu tive com a Rebeca. A Rebeca é alguém que eu amo, admiro e me sinto abençoada de ter por perto. A Rebeca irradia amor de Deus e você pode ver por si mesmo estando perto dela. Ela une pessoas que não tem nada em comum. O comum é amar a Rebeca.


Amiga, hoje eu escrevo porque é seu aniversário, mas expresso só uma parte de tudo que você representa na minha vida! Você sabe quão doida eu sou. Você sabe como Deus me transformou nesses últimos dois anos e eu sou tão tão grata a Deus porque Ele usou você para transformar a minha vida. Você me ensinou que Deus sim pode fazer o impossível, Deus cura, Deus se importa. Ele se importa com detalhes. Ele faz nevar no Central Park, ele responde orações. Ele nos presenteia e você também me ensinou que Deus não ensina só no sofrimento.

Você me ensinou a me olhar com graça. Você me ensinou a me ver bonita e como Deus me vê. Você é minha familia longe de casa. Quando comecei a namorar e beijei pela primeira vez você foi a primeira pessoa que quis contar. Quando tive o coração partido você foi a pessoa para quem eu quis contar. Eu sempre me senti muito amada Rebeca e você sabe como isso era difícil para mim.


Amiga, eu queria te dizer que com as suas palavras, com suas atitudes e com seu amor você sempre foi um exemplo para mim.

Deus sabia também que a gente não podia morar na mesma cidade se não eu não teria feito mais amigo nenhum. Porém, você foi muito mais do que eu pedi na minha oração, você foi minha amiga e minha irmã.


Muitas vezes eu quis ser como você porque admiro sua coragem e fé! Eu oro amiga para que cada vez mais você se veja como Deus te vê. Incrível, de fé tremenda que sempre nos ensina sobre a graça de Jesus.


Enquanto escrevo esse texto, tenho chorado como você sabe que faço com muita freqüência inclusive sempre explicava para todo mundo que é normal e eu sou assim mesmo. Choro porque olho para trás e lembro de tudo que a gente viveu juntas e agradeço a Deus por ter me amado tanto e me dado você. Esses últimos cinco meses sem te ver foram tristes e quando penso que logo você não vai mais morar a só um trem de mim meu coração fica apertado.


Amo que a gente se diverte pegando avião para viajar ou sentando no supermercado para conversar. Amo que a gente manda foto de look do dia e das nossas comprinhas. Amo que a gente pode ser de verdade e desabafar sobre qualquer coisa. Amo poder ter alguém tão doce e amorosa do meu lado.

Amiga muito obrigada por todas as vezes que você me disse que ia dar tudo certo. Deu, Deu tudo certo. Você estava certa. Obrigada por me amar. Obrigada por me deixar rir e chorar. Obrigada por me ensinar sobre Jesus. Obrigada por correr de New Jersey até o Brooklyn toda vez que eu precisei. Obrigada por me dar o privilégio da sua companhia.

A Carol que pediu uma amiga dois anos atrás não tinha uma fé tão grande para imaginar você. Você brilha a luz de Jesus Rebeca e eu sei que você vai continuar brilhando por onde quer que você vá. Obrigada por ter me ensinado sobre mim mesma, obrigada por ter me ensinado a ser flexível.

Hoje e sempre Rebeca eu oro para que você sinta todo amor que Deus tem por você. Que ele te cubra de benções e realize os sonhos do seu coração. Que você se olhe com os olhos de graça que você olha para todo mundo. Feliz 27!


Te amo Rebeca!



168 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page