Quando sonhos não se tornam realidade
- Ana Carolina Urel
- 30 de nov. de 2021
- 7 min de leitura
Atualizado: 1 de dez. de 2021
A minha música favorita neste ano se chama Know You Will, a música fala sobre acreditar mesmo sem saber como, que Deus vai dar um jeito. Esse ano muitas vezes me senti assim, acreditando e confiando em Deus. Confiando que Ele daria um jeito sem saber como.
As situações para mim pareciam sem solução. Muitas vezes eu achei que não havia jeito para dar. Não se tinha saída, mas eu tinha fé que apesar de eu não saber como, Deus daria um jeito.
A questão é que esta música e muitas das situações que eu vivi me ensinaram que o jeito de Deus é diferente do meu. Vou deixar um pedaço da letra aqui e contar um pequeníssimo pedaço de uma história que foi uma grande escola de Deus no meu coração esse ano.
"Quando a estrada não tem saída
Tu enxergas um caminho que não vejo
E não faz sentido
Mas Tu dizes que é pra isso que a fé serve
Quando vejo um dilúvio, Tu vês uma promessa
Quando vejo um túmulo, Tu vês uma porta
E quando estou em meu fim
Tu vês onde o futuro começa
Eu não sei como o Senhor dará um jeito
Mas eu sei que Tu irás
Eu não sei como o Senhor dará um jeito
Mas eu sei que Tu irás
Tu tem sido bom a cada promessa
Do Éden a Sião
Do todo beco sem saída
Até para fora daquele túmulo
Eu não sei como o Senhor dará um jeito
Mas eu sei que Tu irás
Quando o mundo está em chamas
Não é como se Tu não tivesses um plano
E quanto a Terra começar a ceder
Sobre esta Rocha, Sua Igreja permanecerá
Nada jamais Te surpreendeu
Nada jamais Te fez se assustar
E quanto tudo se agita
Os portões do inferno não tem chance alguma
Eu não sei como o Senhor dará um jeito
Mas eu sei que Tu irás
Tu tirastes meu coração do Egito
Tu abristes uma estrada em meio ao mar
De todas as nossas correntes
Para o louvor eterno
A história termina em Ti
E quanto atravessarmos aquele Jordão
Olharemos para onde estávamos
De todas as nossas correntes
Para o louvor eterno
A história termina em Ti
Eu não sei como o Senhor dará um jeito
Mas eu sei que Tu irás
Tu tens sido bom a cada promessa
Do Éden a Sião
Através de todo beco sem saída
E para fora daquele túmulo
Eu não sei como o Senhor dará um jeito
Mas eu sei que Tu irás
Eu sei que Tu irás”
Quando a vida parece em chamas para nós, Deus tem um plano. Quando eu não sei o que fazer Deus tem um plano. Nada jamais surpreendeu a Deus apesar de eu ter ficado surpresa. Confiar no Senhor sempre valerá a pena. Quando eu não sei o que fazer, Ele sabe. E apesar do jeito de Deus não ter sido o meu nesta história eu confio que foi o melhor jeito porque confio naquele que poderia ter mudado toda a minha situação, mas não o fez e se não o fez acredito que esta situação era a melhor de acordo com o seu propósito. É fácil aceitar? Não. Não estou falando de uma posição de quem não chorou e sofreu, mas de quem apesar de ter chorado e sofrido muito, ainda confia e acredita que Deus é bom.
Quando assisti o vídeo de casamento pela primeira vez a princípio me deu uma sensação muito estranha. Quem o vê, vê algo que deu certo. Um compilado de imagens bonitas e momentos emocionantes.
E é verdade, no final deu tudo certo, não certo do jeito que eu queria, mas deu. A primeira vez que assisti o vídeo eu pensei, assistindo assim não parece que aconteceu nada. Naquela semana fomos de um alto bem alto, para um baixo muito baixo. Porém, no vídeo a gente vê o alto e a felicidade.
As vezes tento não pensar no que aconteceu. As vezes vejo a vida voltando ao normal e penso “E se…?”. Nada saiu como eu planejei, mas assistindo este vídeo, e quando eu vi as fotos pela primeira vez, não vou mentir a sensação que me veio foi de tristeza. Faltou gente, não era para ter sido assim. Olha para o meu rosto em muitas das imagens e fico triste, por muitos momentos tem sorriso forçado ou uma cara de tentar fingir que tava tudo bem. Quando eu não consegui ficar bem. As vezes, penso "por que não tem foto assim? Ou foto assado? Por que isso ou aquilo?" Daí me lembro que eu estava lá, mas já estava tão cansada. Eu lutei e no final perdi. Eu me alegrei também, não foram só momentos ruins, só que eu foquei neles por muito tempo. Ás vezes é muito difícil. Olhando esse vídeo, eu vejo que no final deu tudo certo. O vídeo tá lindo, emocionante. Deus já sabia de tudo o que ia acontecer desde o princípio, eu não. Eu lutei e briguei com a ideia. Chorei até não ter mas lágrimas para chorar. As vezes, quando lembro com tristeza das coisas que aconteceram tento me lembrar de uma verdade muito importante. Na semana do casamento, sei lá que dia era, as vezes me lembro como um dia todo continuo que eu só queria que acabasse. Um dia que muitas vezes não teve fim. E eu só queria um alívio. Perguntei para o meu irmão: Por que Deus disse sim para depois falar não? Por que não tinha sido não desde o começo e eu tive que passar por todas aquelas coisas? O João me disse que Deus já havia dito sim e um sim muito mais importante. Quando mandou Jesus para morrer em nosso lugar. Não era o que eu queria ouvir. Queria uma solução para o meu problema imediato. Queria que as coisas não fossem assim. Queria não ter que submeter a minha vontade a de Jesus naquele momento. Mas aquela era uma verdade profunda que nunca muda. Não mudava naquela circunstância e nem em nenhuma outra.
A verdade é que nossa vida não vai ser como num filme em que as coisas nunca dão errado. Ou em que as coisas dão certo no final. Nos momentos que vivemos na vida não tem como editar e cortar. Pular para parte que não erramos, que não doeu e que não sofreu.
A verdade é que a constante da vida que não muda, que não falha é Jesus.
Ele era o mesmo na minha semana tão difícil quanto é o mesmo no resultado lindo e final.
Lutei para submeter a minha vontade a outra. Sofri algo que aos meus olhos era muito injusto. Ouvi coisas que eu não queria de pessoas que eu nem conheci. Ouvi coisas ruins de pessoas que eu conhecia. Senti tristeza e revolta. Porém, no fim a frustração do meu sonho era isso. A frustração do meu sonho.
Aquele que é muito maior do que eu. Sofreu todas essas coisas e muito mais. E disse sim para morrer numa cruz com um motivo que eu nunca teria como pagar. Para me salvar. Para que eu não morresse. Para que eu pudesse viver aqui em liberdade e lutar contra o pecado. O meu pecado que nesta situação, queria o queria. Deus em sua infinita graça, ainda teve misericórdia de mim e me deu um dia lindo. Um dia que quando a gente olha no vídeo é emocionante, no final deu tudo certo. E no final dará tudo certo mesmo, porque Jesus já venceu. No plano da Carol, não deu tudo certo. Teve muito choro e revolta. Porém, também teve muito trabalho de Jesus no meu coração para aceitar e a me submeter a sua vontade. Quando a vida vai se realizando da forma que a gente imagina é muito mais fácil dizer que amamos a Deus muito mais do que nós mesmos e a nossa vontade. Quando a luta foi difícil por muitas vezes falhei em amá-lo mais do que eu queria, porém sigo lutando, tentando, orando e amando. Aquele que fez infinitamente mais do que pedi ou pensei. Não na festa ou no dia. Mas em mim e no meu coração enquanto caminho para amá-Lo mais do que as coisas e as vontades desse mundo.
No vídeo e na vida deu tudo certo de acordo com o plano de Deus. E louvamos e o exaltamos por tudo o que Ele é de grande e maravilhoso, que muitas vezes pareceu mesmo doloroso. Porque Deus é fiel e não falha.
Nada do que aconteceu naquela semana surpreendeu a Deus, Ele não perdeu o controle do seu plano. Eu perdi do meu. E quando eu olho para o Jordão que atravessamos, quando olho para tudo que passamos, de todas as correntes que Deus nos libertou, eu louvo a Deus porque eu sei que a história começa e termina nEle. A minha, a sua e a nossa.
Para quem não sabe fazer uma festa de casamento era um sonho muito grande meu, desde sempre. Eu guardo dinheiro desde os 17 anos porque sabia que a minha família não teria condições de arcar com a ideia que eu tinha. Era um dinheiro guardado com fé, porque eu não sabia se um dia me casaria, mas se me casasse queria estar pronta. Quando o momento chegou, na minha cabeça eu tinha feito a minha parte e tudo sairia do jeitinho que eu imaginei. Não saiu. Não chegou nem perto. Por muito tempo nem tocar no assunto eu queria, porém acredito que Deus tem feito um grande trabalho no meu coração.
O dinheiro que eu guardei, Deus deu e Deus levou, bendito seja o nome do Senhor.
A festa não podia ser mais importante que o motivo dela. A celebração do nosso casamento e louvor a Deus. Escrevi muitas coisas durante a minha frustração que talvez um dia eu poste, talvez não.
Entretanto, Deus falou muito ao meu coração quando eu assisti o vídeo.
Eu foquei em mim e na minha história, foquei no que eu queria e me esqueci de quem Deus era.
Quando ajustei minhas lentes e me lembrei quem sou e quem Deus é, pude louvá-lo diante da dor de uma situação tão frustrante.
Nossa festa teve menos de 30 pessoas, não foi no lugar, nem no dia e nem como planejamos. Porém, eu sei que Deus cuidou de tudo e cada detalhe. No final, deu tudo certo. O sonho da Carol não se realizou do jeito que ela quis, porém Deus a ensinou e a amou.
E fez coisas lindas ali.
Ele deu um jeito.
Música: Know You Will - Hillsong United
Tradução livre: Ana Carolina Forrester
Comments